Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Gonçalo Cantante, presidente da A.E


Sinal - Por que querias ser presidente da A.E.?
G.C. - Aceitei o desafio pois queria fazer atividades para a escola e relacionar-me com os colegas.

S. - De onde veio o nome da lista?
G.C. - Toda a gente deu a sua opinião e escolhemos o nome pela seu significado de união.

S.- Quais são os projetos a desenvolver durante o ano?
G.C. -Fazer tudo o que prometemos no projeto: concursos de videojogos, recolha de lixo  e algumas atividades que combinámos com a outra lista (propostas parecidas), atividades desportivas.

S- Durante a campanha acharam que iam ganhar?
G.C. - A campanha foi aguerrida e tive dúvidas, mas estou feliz por ter conseguido a confiança dos alunos.

S- Como foi a sensação de terem ganhado?
G.C. - Não queria acreditar que finalmente ia ser presidente da
AE. Só caí em mim após alguns dias quando entrei na Associação.

S-Foi difícil arranjar patrocínios?
G.C. -Foi necessário muita procura. Não diria difícil mas foi preciso trabalhar para tal.

S.- O que podemos esperar da Tribe?
G.C.- Podem esperar um grupo que ajude, que dê conselhos aos alunos e que queira que a escola tenha um bom clima.

S.-Como és do 12º , não achas que seria mais benéfico o presidente ser de outro ano?
G.C. - Não acho que seja mais benéfico porque vou deixar um bom representante e temos uma boa equipa.

S- O facto de ser presidente da A.E mudou a relação com os teus colegas?
G.C- Acho que as pessoas não me tratam de maneira diferente, mas sinto que fiz novas amizades e que enriqueci outras durante todo o processo que foi a campanha e tudo o que se lhe seguiu.

S.- De onde surgiu a ideia de formar uma lista?
G.C- No final do 11º ano começamos a ter uma vaga ideia de que queríamos formar uma lista e a partir daí tudo se começou a desenvolver.

S.-Tiveram algum percalço durante a campanha? E após a mesma?
G.C- Sim, houve imensos percalços. A certa altura estava tudo a correr mal ( no primeiro dia faltavam imensas “sweats”, houve artistas que desmarcaram a atuação à ultima da hora e até nos deparámos com a falta de material técnico), mas apesar disto, todos trabalhámos para que tudo corresse bem e, no fim, compensou.

S.-Pensam que tiveram uma boa adesão por parte dos alunos?
G.C- Eu penso que sim porque com a nossa campanha conseguimos abranger não só os alunos do ensino secundário como também os do básico e que ambas as listas obtivessem um elevado número de votos, o que mostra a adesão dos alunos às atividades realizadas na escola.

S.-Deixa uma mensagem aos alunos da ESJCFF.
G.C- Lutem pelos vossos  objetivos. Não fiquem a arranjar desculpas para não fazerem aquilo que realmente querem com a vossa vida e tomem a iniciativa, ajam. A verdade é que tudo avança a uma velocidade fulminante e, por vezes, tal noção pode desanimar-nos. Exatamente por isso é que se torna cada vez mais fulcral a luta por aquilo que mais ansiamos. O tempo é efémero e se realmente desejamos algo, quer a nível pessoal quer académico, devemos agir em prol disso.

Maria Moço, 7ºE
Filipa Miranda, 7ºA
Henrique Louro, 9ºC
Diana Simões, 9ºC
Isabel Sousa, 9ºC
Diogo Nogueira, 9ºD




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...