Avançar para o conteúdo principal

Camões, Lisboa e o décimo ano

Os alunos do décimo ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho deslocaram-se a Lisboa, no passado dia 25 de fevereiro, para assistirem a um espetáculo teatral no Mosteiro dos Jerónimos.
Repartidos por dois grupos de cento e onze alunos cada, além do espetáculo Os Lusíadas, a cargo da Éter Produções, os jovens puderam ainda assistir à reconstituição histórica da cidade de Lisboa, desde o tempo dos Fenícios até aos nossos dias, no Lisboa Story Centre. Enquanto aguardavam o momento de entrar, subiram ao topo do Arco da Rua Augusta de onde puderam contemplar a magnífica vista sobre a cidade alfacinha.
 A visita foi programada no âmbito da disciplina de Português pelas docentes Ana Caetano, Heloísa Cordeiro e Margarida Bessone. A acompanhar os alunos estiveram ainda dez docentes.
Esta é mais uma das atividades extracurriculares que visam ampliar os conhecimentos dos jovens, proporcionando-lhes o contacto com a sua história e a sua cultura,um trabalho que só é possível graças à colaboração e empenho dos professores.
  Raquel Almeida, 11ºE   
              David  Costa, 11ºE  
     Gabriela Santos, 10ºA
                                                                                                                                               Laura Santos, 7ºD




Comentários

Mensagens populares deste blogue

À Conversa com...Margarida Bessone

O Sinal foi conversar com a professora Margarida Bessone que, durante 40 anos, foi professora nesta escola e que acaba de se aposentar. Sinal: Por que decidiu ser professora? Margarida Bessone: Sempre gostei de português e francês, aliás eram as minhas disciplinas preferidas. Ainda ponderei a hipótese de seguir Psicologia, mas era preciso Matemática e isso estava fora de  questão. Sempre gostei muito de literatura, lia horas a fio. O ensino foi uma escolha natural. S.: Que balanço faz da sua vida como docente? M.B.: É um balanço muito positivo. Gostei sempre muito da minha profissão. A certa altura pensei que se não tivesse sido professora teria sido atriz, mas no meu tempo de rapariga essa opção era impensável, pois havia um certo preconceito face à profissão:teria de sair de casa e ir para um ambiente totalmente diferente. Apesar disso, gostei sempre muito de dar aulas, de ensinar, de ver os progressos dos alunos. Às vezes, quando encontro antigos alunos, recordamos em conjunto ...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!

Histórias Multissensoriais

O projeto “Histórias Multissensoriais” tem como objetivo capacitar e enriquecer o percurso escolar dos alunos com necessidades especificas, ajudando-os a alcançar todo o seu potencial, independentemente das suas limitações. Deste modo, os alunos do 10ºJ, 10º G e 12ºF da UAMS, valência do CAA da Escola Secundária Dr Joaquim de Carvalho, acompanhados pelas professoras de educação especial dinamizadoras do projeto e terapeuta ocupacional, usaram os seus sentidos para contar histórias inclusivas junto dos seus pares nas escolas do concelho, nomeadamente, agrupamento de escolas da Figueira Mar (escola Infante D. Pedro, agrupamento da Zona Urbana (escola Dr João de Barros) e agrupamento de escolas do Paião (escola Dr. Pedrosa Veríssimo). Nesta atividade há ainda a salientar o fantástico convívio e partilha! Valorizar as diferenças é a chave para um mundo onde todos os talentos são celebrados.