Avançar para o conteúdo principal

Da Alta até à Baixa – Um percurso no espaço e no tempo


  



 Os alunos do 11ºano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (208 alunos), acompanhados por 12 professores, realizaram, ao longo dos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, uma visita guiada ao Paço das Escolas, bem como “Uma viagem sonora pela Universidade e Alta de Coimbra, Património da Humanidade”, um percurso sonoro desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 
   Os jovens puderam viajar no tempo, até ao século XIII, época em que D. Afonso Henriques ali mandou edificar o Paço real onde viria, posteriormente,  a ser instalada a Universidade em 1308 por D. Dinis, tendo a mesma aí regressado definitivamente com D. João III. Da visita constaram espaços como a Sala dos Capelos, a Capela e a Biblioteca Joanina com os seus 3 pisos. A antiga enxovia ou cela da Cadeia da Universidade de Coimbra, localizada no piso inferior da Biblioteca Joanina, foi motivo para uma reflexão sobre a importância intemporal do cumprimento de regras em espaço escolar.
 Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de experienciar um pouco do ambiente estudantil, almoçando na cantina da Universidade de Coimbra, no edifício da Faculdade de Química.
A tarde foi preenchida com uma “viagem sonora” com o auxílio de um audio-guia que elucidou os jovens sobre os diferentes espaços percorridos. Assim, aqueles foram inicialmente convidados a apreciar os dois painéis do Átrio da FLUC, seguindo para o Largo da Feira, escadaria da Sé Nova e Criptopórtico, uma das mais importantes obras da engenharia e arquitetura romanas no país. A Sé Velha, a Casa da Escrita, a Torre do Anto e, por fim, o Arco da Almedina constituíram igualmente motivo de interesse. Para terminar a visita, os jovens tiveram ainda a oportunidade de se deslumbrar com a igreja de Santa Cruz, fundada em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados.
  Após esta interessantíssima aula de história, alunos e professores puderam deliciar-se com os famosos pastéis de Santa Clara.
   Tratou-se de uma atividade extremamente enriquecedora e a escola agradece à Câmara Municipal da Figueira da Foz e ao Turismo do Centro a cedência do transporte. 


























Gabriela Santos 11ºA
Diogo Nogueira 12ºD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!