Avançar para o conteúdo principal

Jovens artistas revelam-se em Acrobacias com Palavras


 A  habitual cerimónia de apresentação de Acrobacias com Palavras teve lugar esta manhã, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho.

 Perante um público mais reduzido  do que é habitual, devido aos constrangimentos  impostos pela pandemia de Covid 19, foram apresentados alguns textos que integram as  17ª e 18ª edições desta publicação que reúne  alguns dos melhores textos produzidos pelos alunos, nas aulas de Português, ilustrados  por alunos do Curso de Artes Visuais. 

O Diretor da escola, Carlos Santos,  abriu a sessão que contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, João Santos, da coordenadora do Departamento de  Línguas,  Margarida Bessone, do coordenador do Departamento de Expressões, Rui Fonseca, e da Presidente da Associação de Estudantes, Joana Carvalho.

 Após um breve discurso do Presidente do Conselho Geral, os alunos Mafalda Pereira e Carlos Jorge procederam à apresentação da cerimónia que contou com a leitura de diferentes textos, em poesia e em prosa,  constantes nas publicações relativas aos anos letivos 2018-2019 e 2019-2020.

A ausência mais notada foi a de António Tavares, escritor convidado, que é igualmente professor nesta escola, o qual não pôde estar presente por motivos de saúde.  Ainda assim, os presentes puderam ouvir um excerto da obra O Coro dos Defuntos , Prémio Leya 2015 , na voz da professora Ana Cristina Pereira. 

A encerrar a sessão, o Diretor da escola leu um poema do aluno Tiago Gomes que já se encontra na universidade.

Saliente-se que a preparação e coordenação  desta atividade esteve , mais uma vez, a cargo das docentes Ana Cristina Pereira e Isabel Cunha. 

Todos os presentes tiveram direito a um exemplar das duas publicações.






















Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma