O Departamento das Ciências da Sociedade e do Território (DCST) da nossa escola assinalou a passagem do Dia Mundial dos Direitos Humanos, consagrados na Carta das Nações Unidas.
A importância da divulgação e sensibilização para estes direitos é fundamental, porquanto eles são, sistematicamente, violados, arrastando à morte, à tortura, à prisão indiscriminada e ao silenciamento da liberdade de pensamento e de expressão.
A escola associou-se assim a organizações internacionais que viam proteger as pessoas em todo o mundo, vítimas da violação dos seus direitos, como a AMNISTIA e a HUMAN RIGHTS WATCH, entre outras.

As finalidades das atividades levadas a cabo foram as de incutir nos jovens a sensibilidade relativa à problemática dos Direitos Humanos, transmitir, a toda a comunidade escolar, os valores inerentes ao respeito por estes direitos e dar a conhecer o seu processo histórico de nascimento e consolidação, enquanto valores civilizacionais.

Estiveram envolvidas turmas do 9º ano, do 10º (Humanidades e Economia), 11º e 12º ano de Economia e Geografia. Foram elaborados trabalhos alusivos à temática dos direitos, expostos cartazes da AMNISTIA, feita a passagem de filmes sobre a temática, divulgação de folhetos com os Direitos Humanos.
As atividades terão continuidade, uma vez que algumas turmas serão chamadas a participar em eventos da AMNISTIA INTERNACIONAL.
Prof. António Tavares
Comentários
Enviar um comentário