Avançar para o conteúdo principal

De Pernas Para o Ar


No átrio da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, está patente, desde 4 de fevereiro, uma exposição intitulada “De pernas para o Ar”, cujos protagonistas são os alunos do 12º ano que juntaram a Arte, a Ciência e a Cidadania.
No ano em que se assinalam os 25 anos da celebração do Dia Mundial do Cancro, que acontece anualmente a 4 de fevereiro, a Joaquim de Carvalho aceitou o repto lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro de difundir informação e de promover a sensibilização para a importância de estarmos "Unidos Por Cada Um". Esta iniciativa visa aumentar a consciencialização relativamente ao cancro e encorajar a sua prevenção, a deteção precoce e o tratamento adequado porque “mais de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido, e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente”. 
Com esta exposição que inclui mensagens de todas as turmas da escola elaboradas em outubro de 2024 e que agora juntou fotografias originais, mensagens apelativas e informação resultante de pesquisa científica pretende-se promover a reflexão sobre o assunto e deixar uma mensagem de esperança a todos(as) aqueles(as) que se debatem com a doença. Quando esta bate à porta a vida fica de “pernas para o ar”, há que lutar, não permitir que palavras como “isolamento” ou “solidão” façam parte do léxico! 
No âmbito de uma cultura de compreensão, empatia e solidariedade, os alunos quiseram deixar a mensagem de que cada um de nós tem um papel preponderante na Comunidade Joaquim de Carvalho: o de promover a consciencialização, combater estigmas e inspirar a ação individual e coletiva!
Para cada desafio há uma resposta e UNIDOS podemos ajudar a fazer renascer a Fé e a Esperança!
As professoras dinamizadoras (Adélia Batata, Eugénia Catarino e Iola Heleno) consideram gratificante o empenho dos alunos que, em cada imagem e texto, deixaram o seu cunho solidário.

Bem hajam!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permi...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...