No átrio da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho está patente uma exposição dedicada aos Afetos, dinamizada pelo Projeto Arte para Todos, e que se Intitula Espaço AbraçaAR-TE: lugar onde a Arte e os Afetos se unem. Esta exposição é partilhada com a Associação de Estudantes e grupo de inglês que assinalam o St Valentine’s Day.
Para além dos múltiplos corações sensoriais produzidos com diversas texturas (lã, cortiça, tintas, papel, tecido, corda, entre outros), há espaço para o abraço, correio com mensagens de afetos e marcadores motivadores, bem como a teia em CAA/SPC. No âmbito de uma cultura de partilha, compreensão e solidariedade, os alunos distribuíram afetos nos diversos espaços sociais da escola, estimulando a consciencialização, combatendo estigmas e inspirando a ação individual e coletiva.
As professoras dinamizadoras (Rosa Ramos, Manuela Trindade e Vitória Ramos) e terapeuta ocupacional (Joana Cavaleiro) consideram gratificante o empenho dos alunos e comunidade, recordando, a propósito, os versos de Fernando Pessoa: 
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
(Fernando Pessoa; Odes de Ricardo Reis.
Lisboa: Ática. 1946)
Texto: Rosa Ramos, Manuela Trindade e Vitória Ramos
Reportagem fotográfica: Isadora Afonso e Kai Meneses








Comentários
Enviar um comentário