No dia 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data que nos recorda a importância de promover os direitos, o bem-estar e a participação plena de todas as pessoas na vida social, cultural, económica e política.
É também um dia que renova o compromisso com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, lembrando que só haverá futuro justo quando a inclusão for parte essencial de cada objetivo e de cada ação.Proclamado pela Resolução 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 1992, este dia ergue-se como um apelo mundial à igualdade e ao derrube de barreiras — físicas, tecnológicas, sociais e, sobretudo, de preconceitos.
Hoje, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, os departamentos disciplinares de Educação Especial, Educação Física e Ciências da Sociedade e do Território uniram esforços para sensibilizar a Comunidade Educativa, reforçando que a inclusão é mais do que um princípio: é um compromisso humano, diário e transformador.
Os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades de desporto adaptado: Boccia e Voleibol sentado - compreenderam que as limitações físicas e do desenvolvimento inteletual não impedem nem a prática desportiva nem a socialização. A atividade teve como objetivo promover a inclusão e a empatia na Comunidade Escolar.
Celebrar este dia é, acima de tudo, agir. É abrir caminhos, criar oportunidades e construir uma sociedade onde cada pessoa possa participar com dignidade, liberdade e verdade. É lançar sementes de um mundo mais justo, mais amplo e mais profundamente humano!
Prof.ª Iola Heleno






Comentários
Enviar um comentário